Executivo visitou obras do Canil Municipal

Na visita à obra do Canil Municipal na Freguesia de Infias, o Presidente da Câmara lembrou que esta obra é apenas um dos muitos exemplos do investimento que a Câmara Municipal tem efetuado nesta área, através da implementação do programa Vizela ProAnimal, no sentido de estruturar, dinamizar e dignificar as políticas municipais relativas aos animais errantes.

De destacar ainda que o Canil Municipal é um projeto no valor de €259.850,00, acrescido de IVA e deverá estar concluído no primeiro semestre do próximo ano, criando desta forma, condições condignas de alojamento dos animais abandonados no Município.

De destacar que o edifico é constituído por três áreas distintas, edifício administrativo, zona para o canil (15 células) e gatil (4 células), ligados por uma pala e um pequeno corpo a poente, com jaulas de isolamento/sequestro e quarentena (4 célula), num total de capacidade de cerca de 160 animais. O projeto prevê ainda a criação de um espaço de recreio.

O Presidente da Câmara apresentou ainda alguns dos números do programa Vizela ProAnimal deste ano: 250 animais ajudados; controle de 3 matilhas das 5 que estavam catalogadas; 21 colonias de gatos identificadas; média de 2 adoções por mês (com esterilização, vacina da raiva e desparasitação). Informou que o abrigo provisório alberga neste momento meia centena de cães e três dezenas de gatos e existem 4 protocolos FAT – Família de Acolhimento Temporário (com alimentação, vacinação e desparasitação), tendo já sido efetuadas 59 esterilizações com cheque veterinário. O Edil lembrou que a Autarquia gasta neste momento cerca de 450,00€ por mês em alimentação e cerca de 400,00€ em medicação, destacando ainda a Vacinação Antirrábica e Identificação Eletrónica no veículo de socorro móvel animal, através da deslocação às freguesias 1 vez por mês (12 vezes/ano) e ao centro urbano – 1 vez por semana (48 vezes/ano).