Inauguração da requalificação da EB1 de Infias

Inaugurada requalificação da EB1 de Infias

Foi na última sexta-feira, dia 21, que teve lugar a inauguração das obras de requalificação da EB do Cruzeiro, em Infias. Depois de visitadas todas as escolas do concelho e levantadas as necessidades de cada um dos estabelecimentos de ensino, o Executivo Municipal decidiu criar o Fundo de Emergência Escolar, no valor de 400 mil euros, com o objetivo de suprir as carências mais significativas e prementes das instalações escolares do Município de Vizela. Isto porque, em alguns casos, de acordo com a autarquia, algumas das escolas mais antigas apresentavam maiores debilidades, não apenas ao nível estrutural, mas também do ponto de vista da segurança.

Em relação à EB do Cruzeiro, a intervenção passou essencialmente pela substituição total do telhado, pintura exterior e interior, reparação das janelas, armários, peças sanitárias e soalho. Já quanto ao edifício do pré-escolar, este sofreu as seguintes intervenções: pintura interior das salas, reparação das zonas de corticite deterioradas, substituição do piso, reparação dos armários e das portas. A intervenção na escola abrangeu ainda a zona da cantina, com a pintura geral interior, e do pavilhão, com a abertura de janelas para ventilação do espaço desportivo. Quanto à zona exterior, foi requalificado o espaço de recreio e efetuada a pintura de alguns jogos infantis.

Coordenação da escola falou em “melhores condições de trabalho”

“Com material novo e a escola toda “pintarola” vamos, com certeza, trabalhar mais e melhor. Valeu a pena esperar, com todos a ajudar, a nossa escola ficou a brilhar”, começou por dizer uma das jovens alunas da EB 1 do Cruzeiro. Já antes tinha tomado da palavra, Manuel Mota, o coordenador da escola: “Acreditamos que no vosso coração esteve sempre presente o mais importante - os alunos e as pessoas que cá trabalham - tendo em vista conseguir melhores condições de trabalho, as mesmas que proporcionam mais alegria e um engrandecimento da formação”.

Um contributo “para a qualidade da prática pedagógica”

Presente esteve também Rosa Carvalho, diretora do Agrupamento de Escolas de Infias, e que falou do significado daquela obra: “Este dia tão especial fica marcado pelo sentimento de alegria, uma alegria de estarmos juntos e de influenciarmos, desta forma, a qualidade da prática pedagógica do Agrupamento”. “Agradeço toda a colaboração da autarquia que foi evidente desde o primeiro minuto, tal como vem acontecendo em outras situações. A requalificação desta escola significa a materialização da qualidade do ensino e do amor com que fazemos a educação acontecer”, salientou a responsável.

A requalificação "  é extremamente importante para a Freguesia, mas soberto para os alunos e corpo docente"..

Francisco Correia, presidente da Junta de Freguesia de Infias, quis deixar um agradecimento ao Executivo: “No primeiro momento em que houve problemas, vieram cá e perceberam que as coisas não estavam bem e isso é muito importante. Esta requalificação é de extrema importância para a freguesia mas, sobretudo, para os alunos e corpo docente”.

Acabar com “os alunos de primeira e os alunos de segunda”

O último a tomar da palavra foi Victor Hugo Salgado. Quando há cerca de um ano atrás chegou à Câmara Municipal, como presidente, diz ter encontrado duas realidades completamente distintas: “Escolas muito boas, de referência nacional e que tinham sido alvo de grandes investimentos e, por outro lado, e lamentavelmente, escolas muito más e sem condições de frequência e, muitas vezes, sem condições de segurança”. “Além disso, sempre que pediam para alterar uma lâmpada que tinha fundido, uma porta que tinha avariado ou um vidro que tinha partido, o antigo Executivo demorava 1, 2 ou 3 meses para resolver a situação”, apontou o autarca.

Desta feita, e para a gestão dos edifícios escolares do concelho, foram apresentadas “duas soluções”: a delegação de competências nas Juntas de Freguesia para a execução de obras “de caráter pouco significativo mas muito importante” e foi criado o Fundo de Emergência Escolar, sendo esta a sua primeira obra.

Defendeu ainda o presidente da Câmara, que “ninguém tem de agradecer pela obra realizada e que o importante é que as crianças se sintam bem e tenham sucesso escolar”. “A seguir vamos resolver um problema em S. Paio, depois vamos para Santa Eulália e assim sucessivamente, para acabarmos com aquilo que são os alunos de primeira e os alunos de segunda. Muitos têm dito que este é o Executivo das Festas, mas hoje vai acabar esse mito. Já preparei o meu Executivo para que dentro de um mês se prepare para ouvir que este é o Executivo das Obras”, rematou o edil vizelense, fazendo referência a obras como a requalificação da Rua das Termas e da Escola Secundária de Vizela.