Executivo da Câmara Municipal na Freguesia Infias

Infias terá novo acesso ao centro da freguesia

A reivindicação é antiga e é uma das prioridades que o Executivo traçou para aquela freguesia.

O acesso existente é curto e com fraca visibilidade, o que pode contribuir para a ocorrência de acidentes de viação. Em causa está o atual acesso ao centro da freguesia e estamos a falar da interseção da Avenida da Primavera com a Rua Portos Júnior, sendo que esta última, segundo o projeto apresentado, naquele pequeno troço, passará a ser apenas de uso pedonal. Isto porque a nova acessibilidade vai nascer nas imediações, nos terrenos que se encontram localizados à margem da empresa “Riler”, com a qual a Câmara Municipal de Vizela (CMV) já sentou à mesa e chegou a acordo, tendo em vista a concretização deste projeto. Passará pela cedência de terreno ao domínio público, ficando depois a autarquia responsável pela criação de um parque de estacionamento e respetivos acessos, de forma a substituir o existente e que serve de apoio aos funcionários da indústria. Esta obra deverá arrancar entre o final deste ano e o início do próximo.

Capela de Santa Ana a precisar de acesso a água potável

Este foi apenas um dos projetos abordados na visita que na última sexta-feira, dia 21, o Executivo Municipal de Vizela realizou a Infias, acompanhado pela equipa que forma o Executivo daquela Junta de Freguesia, liderado por Francisco Correia. Até porque a visita arrancou na Capela de Santa Ana, no Monte de Alijó. Aproveitando a presença da comitiva da CMV, que tem representação na Vimágua, o presidente da Junta de Freguesia destacou a importância de ser criado um ponto de água, que possa servir todos aqueles que visitam este local. Por outro lado, o autarca Victor Hugo Salgado insistiu na importância da criação de um parque de lazer. Isto porque a afluência de um maior número de pessoas ao Monte de Alijó levará a que a empresa de abastecimento público de água veja ali justificado o seu investimento.

Solicitado apoio para a obra do novo complexo desportivo

De seguida, a comitiva seguiu para o terreno, onde decorre a construção das infraestruturas de apoio do futuro complexo desportivo do Centro Cultural e Recreativo Raúl Brandão. Francisco Correia lembrou que as mesmas estão a ser realizadas com o apoio de uma equipa de voluntários que está a dar o seu contributo pelo “amor à freguesia e ao clube”, embora orientada pelo empreiteiro, ao qual foi adjudicada a obra. Ao cargo da CMV ficará a colocação do sintético, como acontece nas outras freguesias, mas o presidente da Junta espera que o clube possa ainda contar da autarquia com algum apoio financeiro ou cedência de material na execução da obra em curso, nomeadamente a construção dos balneários e das bancadas. Do lado do autarca Victor Hugo Salgado, não ouviu para já muitas promessas, no que respeita à definição das verbas a serem atribuídas, até porque o autarca sabe que as mesmas necessidades serão sentidas nos outros clubes do concelho - FC Tagilde, S. Paio SC e CCR Montesinhos.

Regeneração Urbana passará pela Igreja Matriz

Do lado da CMV está a responsabilidade de execução das obras que constam do Plano de Ação de Regeneração Urbana, cuja execução será prioritária no que respeita a calendarização e que em Infias envolve uma intervenção na área envolvente à Igreja Matriz e a requalificação da Rua D. Maria Adelaide Vilas, nomeadamente uma intervenção no pavimento e nos passeios. “Quiseram em tempo eleitoral apresentar duas obras para cada freguesia mas com o orçamento muito curto, o que faz com que agora tenhamos de fazer duas obras com o dinheiro de uma. Isto quando gastaram dinheiro com a COTEFIS com a elaboração de projetos, que podiam ser realizados pelos profissionais da CMV, até porque nem sequer envolviam especialidades”, atirou Victor Hugo Salgado.

Houve ainda tempo para uma paragem no Cruzeiro, onde se perspetiva a demolição do muro construído no local para proceder ao alargamento daquele espaço de lazer mas, também, no cemitério da freguesia. Dada a sua lotação estar quase no limite, a Junta de Freguesia e a CMV comprometeram-se a agendar uma reunião com o proprietário de um terreno localizado nas imediações, a fim de ser estudada a possibilidade de criação de um segundo cemitério na freguesia, uma obra a ficar a cargo da Junta de Freguesia.

Terrenos vão a hasta pública para resolver constrangimentos na Rua 1º de Maio

A paragem seguinte foi depois a Rua 1º de Maio, onde será preciso intervir no pavimento, nos passeios e até no que diz respeito à iluminação pública. O problema é antigo. O promotor imobiliário, a quem cabia executar a obra, abriu falência. Da caução que havia deixado na CMV existem ainda terrenos onde, segundo o autarca Victor Hugo Salgado, foram construídas casas, cujos moradores estão, inclusive, a pagar o Imposto Municipal sobre Imóveis. Sendo esta agora uma situação dificil de reverter, à CMV restará, pelo menos para já, tentar proceder à venda, por hasta pública, de outros terrenos que também constavam desta caução e que permanecem sem construção. “Assim que os conseguirmos vender, faremos esta obra”, garantiu o autarca vizelense.

Junta de Freguesia constrói parque de estacionamento junto à Igreja

O dia fecharia com a inauguração das obras de requalificação da EB1 do Cruzeiro mas, ainda antes disso, houve tempo para uma visita ao local, onde a Junta de Freguesia vai construir um parque de estacionamento público de apoio a quem frequenta a Igreja paroquial e que abrange uma área de 700 metros quadrados.