Ciclovia vai unir os concelhos de Vizela e Guimarães

Financiamentos intermunicipais tornam possível o projeto.

O projeto ainda é embrionário, mas já houve conversações entre Victor Hugo Salgado, presidente da Câmara Municipal de Vizela (CMV) e o seu homólogo de Guimarães, Domingos Bragança.

De acordo com Victor Hugo Salgado, “esta oportunidade surgiu porque vai abrir, no início do mês de setembro, um conjunto de apoios às ciclovias, em particular as intermunicipais, e, numa conversa que eu tive com o senhor presidente da Câmara Municipal de Guimarães colocámos essa possibilidade e iremos criar condições para que, na verdade, os técnicos do município comecem a preparar a proposta no sentido de este projeto, que ainda é embrionário, se torne uma realidade, atendendo aos financiamentos intermunicipais existentes”, explicou o edil vizelense ao nosso semanário.

A ligação da ciclovia de Vizela ao concelho de Guimarães não terá uma extensão significativa, já que esta será construída a partir de Infias em direção a Nespereira, já no concelho de Guimarães: “Vai desde a paralela à Estrada Nacional 106 em direção à rotunda da entrada do nosso concelho”.

Refira-se que as autarquias vão poder concorrer a 3,5 milhões de euros do Fundo Ambiental para construírem ciclovias intermunicipais. O Fundo Ambiental apoia até 75% do custo das ciclovias com um limite de 150 mil euros por quilómetro e um valor máximo de 750 mil euros por projeto.

A ciclovia de Vizela – integrada no Plano de Atuação para a melhoria da Acessibilidade e Mobilidade Suave de Vizela – começou a ser construída em junho e vai fazer a ligação da EB 2,3/S de Infias à marginal ribeirinha. Trata-se de uma obra que resulta de uma candidatura aprovada ao NORTE 2020, FEDER, num investimento total de 439.022,51 euros e investimento elegível de 363.565,09 euros.

Acredita Victor Hugo Salgado que assim que esteja concluída a obra, serão mais as pessoas a utilizarem a bicicleta no concelho. “Justifica-se o investimento, até porque há determinados investimentos que só depois de serem executados é que se prova, realmente, a verdadeira necessidade deles. E eu estou convicto que a ciclovia vai criar essa necessidade e é uma necessidade que não se circunscreve única e exclusivamente a bicicletas, mas também a todos aqueles que gostam da sua atividade desportiva, [pois] vão poder também ter essa ciclovia para que possam correr, caminhar, para que possam ter percursos previamente definidos que em tudo incentivam à prática desportiva”, justificou Victor Hugo Salgado.