VIZELA PRO ANIMAL - CÂMARA MUNICIPAL PROMOVE CAMPANHA MUNICIPAL GRATUITA DE ESTERILIZAÇÃO SOLIDÁRIA

CÂMARA MUNICIPAL PROMOVE CAMPANHA MUNICIPAL GRATUITA DE ESTERILIZAÇÃO SOLIDÁRIA

Integrado no programa Vizela ProAnimal e no seguimento da reestruturação em curso do setor veterinário municipal, a Câmara Municipal de Vizela promove, a partir do próximo dia 15 de julho, a Campanha Municipal de Esterilização Solidária.

No âmbito do “Vizela ProAnimal”, pretende a Câmara Municipal desenvolver incentivos à esterilização de animais de companhia, uma medida de fulcral importância para o controlo do crescimento populacional animal desmedido em meio urbano, e, como consequência, para a profilaxia sanitária e aumento da qualidade de vida e da longevidade animal. O apoio à esterilização de animais de companhia constitui uma ferramenta fundamental no controlo da atividade deambulatória animal descontrolada e, como tal, uma medida de combate ao número excessivo de animais errantes.

Esta campanha resulta da adesão da Câmara de Vizela ao Programa Cheque Veterinário, que promove a articulação entre os Municípios e os CAMV’s aderentes, sob coordenação da Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) e que permitirá iniciar a execução das esterilizações dos animais “em risco” – errantes, de famílias carenciadas e colónias municipais de gatos –, até que esteja concluído o futuro Centro de Recolha de animais errantes, que incorporará uma sala de cirurgias para o efeito.

Assim, os munícipes que se encontrem em situação de comprovada carência económica e tiverem um cão ou um gato que queiram esterilizar, a Câmara Municipal atribui cheques de esterilização (Cheque Veterinário), podendo os seus detentores usufruir da esterilização dos seus animais, de forma gratuita, através da entrega dos referidos cheques, em CAMV’s aderentes ao projecto. Todas as informações estão disponíveis nos serviços municipais ou através do email vizelaproanimal@cm-vizela.pt.

De realçar que, desde que este Executivo tomou posse, a Câmara Municipal de Vizela entregou uma maior atenção a esta matéria, que foi completamente descurada nos mandatos anteriores, mas que é, sem dúvida, uma situação preocupante de preservação do bem-estar animal.

O objetivo deste Executivo passa assim por colocar Vizela na primeira linha das autarquias no que toca às políticas municipais relativas aos animais errantes, em contraponto com o que acontecia até agora nesta matéria.