Inauguração da Horta Comunitária de Infias

Está inaugurada a Horta Comunitária de Infias. Localizada na Av. da Primavera, junto à empresa “Riler”, a horta tem vinte talhões que estão ao dispor da população para serem cultivados. A Horta Comunitária de Infias foi inaugurada esta manhã.

Integrava o programa eleitoral do Executivo de Francisco Correia a implementação de uma Horta Comunitária na freguesia de Infias. A vontade ganhou forma com a assinatura de um contrato comodato entre a Junta e a empresa “Riler”, que cedeu dois terrenos para a implementação deste espaço. O primeiro terreno está preparado e pronto a ser cultivado. Tem vinte talhões, cada um com cerca de 40 a 50 metros quadrados. O presidente da Junta de Freguesia, Francisco Correia agradeceu o contributo da empresa em questão e da Câmara Municipal de Vizela e revelou que já há pessoas interessadas em usufruir do espaço: “Foi uma obra que não teve custos significativos, levou o seu tempo a fazer (…) e espero que tenha muito sucesso”. “Há algumas inscrições já, mas aqui fica o meu apelo para que todos os interessados se inscrevam na Junta de Freguesia”.

Os interessados em cultivar neste espaço devem dirigir-se à Junta de Infias para se inscrever e obter o Regulamento da Horta Comunitária, que já havia sido aprovado, por unanimidade, em Assembleia de Freguesia. Há direitos e deveres a cumprir por parte dos utilizadores, um deles é que deverá obedecer ao cultivo de produtos biológicos.

Este é um projeto que “pretende ajudar aqueles que mais precisam para que possam ter aqui uma forma de tirar algum sustento, mas fica também aberta a janela e a porta a todos aqueles que estejam interessados e que também queiram participar nesta forma de estar na sociedade e de poder distrair-se e ocupar o seu tempo livre”, explicou o autarca.

As pessoas de fora da freguesia também podem cultivar na Horta Comunitária de Infias e se o espaço for um sucesso no outro terreno, cedido pela “Riler”, poderá vir a nascer uma segunda Horta. “É um projeto que acho que vai ter sucesso”, disse Francisco Correia.

A Horta Comunitária de Infias poderá ser replicada no centro da cidade. Quem o disse foi Dinis Costa, presidente da Câmara Municipal de Vizela: “Faz parte do nosso programa eleitoral a criação de uma Horta Pedagógica na União de Freguesias de S. Miguel/S. João. É uma zona com um grande número de população, mas que não tem espaços de cultivo”. “Dou os parabéns ao senhor presidente de Junta por esta iniciativa e é óbvio que este espaço vai servir para nós tirar algumas ilações para perceber se isto tem “pernas para andar”.